sábado, 22 de outubro de 2011

Maratona Universitária da Eficiência Energética 2011 - Dia 4

Último dia de Maratona. Apesar do cansaço acumulado, chegamos cedo ao kartódromo e logo fomos à procura do capitão que nos visitara noite passada. Ao contrário de antes, as demais equipes não pareciam mais mobilizadas a se unirem e conversarem com a organização. Decidimos então fazer isso por nós mesmos, e procuramos Alberto Andriolo. Tal como antes, ele pediu que escrevêssemos uma carta explicando o problema e que a entregássemos ao responsável técnico da prova, no caso, Paulo Mazaia.

Feita uma releitura do regulamento e escolhidos alguns artigos, redigimos duas cartas: uma para irregularidades de ordem estrutural, outra para a já citada irregularidade das baterias.

No encontro com o sr. Mazaia, este alegou uma série de dificuldades que a organização estava passando para conduzir o evento. Ainda, desconsiderou nossas reclamações alegando o seguinte parágrafo do regulamento:



Para nossa Equipe isso foi uma clara mostra de que não estavam dispostos a corrigir as irregularidades e de que nada adiantava reclamar. Não havia cabimento em mudar as regras já no final de uma prova que exigiu um ano de preparo. Retornamos ao boxe e aguardamos a nossa volta, onde novamente Tamara guiaria o Alpha. A seguir, o melhor de sua pilotagem em cada um dos dias: 



Ao término da volta, Rafaela e Luiz Fernando ajudaram a tirar o Alpha da pista. O restante da Equipe, de maneira pacífica, usou nariz de palhaço para protestar contra o descaso da organização em relação ao próprio regulamento. O organizador se dirigiu pessoalmente ao nosso professor orientador ameaçando desclassificação por conta disso. A fim de evitar maiores conflitos e embaraços, adiantamos nosso regresso ao Rio de Janeiro.


A Maratona agregou uma imensa experiência à nossa Equipe, tanto a nível técnico, do início do projeto à intensa semana de trabalhos em São Paulo, quanto a nível pessoal, de se relacionar com as demais equipes e ter uma posição bem definida perante o que não considerávamos justo. No ônibus de volta o clima era de união e muitos planos para continuar com nosso projeto do veículo utilitário.

A Equipe Sparta ficou em 5º lugar dos veículos elétricos, com 8,040 km válidos.


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