sábado, 15 de outubro de 2011

Maratona Universitária da Eficiência Energética 2011 - Dia 1

Depois de 4 dias em São Paulo, participando da Maratona Universitária da Eficiência Energética, a Equipe Sparta está de volta ao Rio de Janeiro e conta agora tudo o que aconteceu no evento, dividindo pelos dias.

Na viagem foram os membros Alpha (VE); Gabriel Lassery (Mecânica); Guilherme Moura (Mecânica); Herbert Prince (Mecânica); Prof. José Stockler (Mecânica); Juliana Lima (Planejamento); Luiz Fernando Vieira (Elétrica); Maíra Mascarenhas (Mecânica); Matheus Sales (Elétrica); Paulo Ferreira (Design); Pedro Arlen (Mecânica); Rafaela Araújo (Planejamento); Raoni Salomão (Mecânica); Raphael Fjällgren (Mecânica); Tamara Di Maria (Design) e Prof. Walter Suemitsu (Elétrica).

Após 7 horas de viagem, chegando de madrugada em nosso destino, na terça-feira (11) nossa Equipe se instalou no boxe 47 do kartódromo de Interlagos, junto da receptiva Equipe PoliMilhagem, da USP, que disputava a categoria gasolina.



A trilha sonora era dada pelo ronco dos motores de combustão (à noite, no hotel, o ronco vinha de outras "máquinas"), sotaques e o som alto do pessoal do Rio Grande. Porém, era dia de vistoria e precisávamos deixar nosso Alpha 100%.

Prof. Stockler e Raphael
Enquanto o pessoal da Mecânica fazia os últimos ajustes, alguns foram conhecer os outros carros. De todas as categorias, haviam veículos extremamente bem acabados, outros muito criativos e também carros muito simplórios. Com uma boa dose de ansiedade, nos encaminhamos pra vistoria à tarde, na qual fomos facilmente aprovados.

Logo em seguida, entramos na pista para reconhecê-la e elaborar uma estratégia junto de nossas pilotas Tamara e Maíra.

Reconhecendo a pista
Autorizados pelo responsável técnico da Maratona, Paulo Mazaia, a entrar na pista com o Alpha, desde que desligado, veio o primeiro susto: o nosso carro colidiu contra a proteção de pneus e teve seu eixo fraturado.

De volta ao boxe, sob os olhares de todas as outras equipes, provamos porque somos spartanos: mesmo sem o material adequado para a confecção de um novo eixo, os mecânicos da Equipe conseguiram construir um novo, de Alumínio (mesmo material do acidentado), a partir de partes menores que levamos conosco na viagem. A elétrica também sofrera danos na caixa de controle, mas que foram rapidamente resolvidos. Após seis horas intensas de trabalho, o Alpha estava recomposto e nosso exército retornou ao hotel para descansar e se preparar para o primeiro dia de prova.

Alpha com seu novo eixo sob observação de Matheus e Herbert

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