domingo, 16 de outubro de 2011

Maratona Universitária da Eficiência Energética 2011 - Dia 2

Poucas horas de sono depois e sem café da manhã, os spartanos retornaram ao kartódromo para o primeiro dia provas da Maratona (12). Do lado da pista, testamos novamente a resistência do eixo e aproveitamos a inclinação para simular uma subida. Tudo saiu conforme o esperado e mais: Tamara conseguiu colocar o Alpha para andar sem ter uma velocidade inicial, fato que não ocorrera antes.

Com atraso, começou a prova para os veículos a gasolina e etanol. Do lado de fora, a nossa Equipe discutia quem deveria pilotar o Alpha, se uma das pilotas ou Raphael, o capitão da Sparta. A dúvida foi levantada pelo pouco tempo de treino que as pilotas tiveram e também por causa do acidente do dia anterior, que deixou a nossa pilota oficial um pouco insegura.

Pra dirigir o carro não basta ser leve, tem que conhecê-lo bem e ter calma. - Prof. Stockler
 
  


Feitas algumas rodadas de votação, a Equipe decidiu que Raphael pilotaria o Alpha. Ele se arrumou, se aqueceu, ouvimos ao briefing da organização e entramos na fila. Na área que dá acesso à pista apenas o piloto e mais dois membros podiam entrar, sendo eles Lassery e Luiz Fernando. Entregaram-nos a bateria, instalamos e mais um problema: o carro não ligou. Rapidamente trouxeram ferramentas e Lassery trocou de lugar com o prof. Walter, para ajudar no reparo. Não passava de um mau contato para a caixa de controle. Estávamos prontos para a prova.


  

 
Depois da pesagem do Raphael, ele entrou no Alpha e Luiz Fernando e Lassery o posicionaram no topo da rampa de partida para a pista. Neste momento, o nervosismo é inevitável. Após o sinal do juiz de prova, o Alpha foi solto e um ano de trabalho da Equipe Sparta entra na pista.

Raphael já é conhecido entre os spartanos pelo seu estilo "emocionante" de dirigir, e mesmo a 20 km/h ele não deixou de reafirmar sua fama sob os gritos e palmas da torcida carioca:



Após 7,33 km marcados pelo GPS, muito mais do que o esperado, os dois que colocaram o Alpha na pista trouxeram-no de volta, com Raphael ovacionado pelos demais membros. Fomos almoçar contentes.

No final da tarde, autorizados para treinos livres, Tamara e Maíra dirigiram o Alpha, preparando-se para os próximos dias de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário