sábado, 15 de janeiro de 2011

Design - Criando uma carroceria

Olá pessoal,

A partir de hoje, vamos periodicamente escrever sobre o processo de criação do veículo em diversos setores da equipe. Vamos começar com a minha área que é o Design.

Falando nisso, o que é design para você? Porque com certeza você já ouviu falar em design, mas poucos sabem o que realmente significa e ficam usando em tudo (cake designer, hair designer...)

O Design (no nosso caso, falaremos do design de produto) é o elo entre a arte e a engenharia. É responsavel por projetar produtos com funcionalidade (na grande maioria dos casos) e estética.  É um dever do design despertar algum sentimento nas pessoas em relação ao produto.  Fazer com que você tenha alguma reação quando olha para um carro, por exemplo,  e diz: “eu quero esse!”. Quase ninguém compra um carro só pelas suas funcionalidades. Muitos compram porque gostam da sua forma e o acham bonito.

Vamos falar aqui basicamente como chegamos a um resultado na forma do veículo elétrico de competição, seguindo algumas etapas:
Recebemos a tarefa de criar a forma do carro de competição elétrico, da maratona de eficiência energética

Legal! Mas como vamos fazer isso?

O primeiro passo foi tentar entender melhor a missão que nos foi dada, procurando saber como era um veículo elétrico de competição. Feito isso realizamos um estudo preliminar:  buscamos referências de carros  já produzidos por outras equipes do ano passado,  para ter uma ideia de como era um carro elétrico de competição. E tentamos observar os melhores colocados e suas relações aerodinâmicas e acabamento.
Feito isso, passamos para a etapa mais divertida (na minha opinião) que é o brainstorming (tempestade de ideias): desenhar, desenhar e desenhar! Fizemos vários sketches (esboços) do nosso possível primeiro carro de competição.

Sketch 03
Sketch 02

sk04 Competiçao
sk003 Competiçao









Sketches no período de brainstroming feitos pelo Muryel e Cauã.

Com algumas ideias de formas na cabeça, procuramos nos adequar a realidade: verificamos o regulamento da competição, estudamos a ergonomia do piloto acomodado no veículo, e chegamos em uma pré-forma para o nosso carro. 

Com o sketch definido, partimos para a “materialização do carro”. Iniciamos, então, o processo de modelagem virtual 3D, para corrigirmos alguns detalhes e verificar se há algo de errado no conceito do veículo. Para ajudar nessa etapa, fizemos dois modelos de plastilina (massinha!) para facilitar o desenho nos programas de computador que utilizamos.

Thiago brincando de massinha

As duas opções modeladas

Voilá!
Depois da brincadeira de massinha, modelamos virtualmente os carros em 3D (esse não podemos mostrar ainda! Aguardem...rs), para escolher um veículo final e ajustar o modelo, conforme as peças da galera de mecânica. Depois disso, vamos ter o arquivo final completo e aí imprimimos seções do carro em tamanho real para criarmos os moldes da carroceria do veículo.

É isso aí pessoal. No próximo post de Design, vamos falar sobre a ergonomia do carro, e como a ergonomia foi importante para chegarmos a um resultado final.

Abraços!

Paulo Cesar Ferreira – Diretoria de Design

Um comentário:

  1. Interessante a apresentação de design. É válido a iniciativa de buscar as idéias úteis de carros que deram certo e acrescentar a criatividade e o toque pessoal do grupo. Espero que vocês tenham sucesso e consigam se desenvolver profissionalmente com essa nova experiência!
    Leticia.

    ResponderExcluir