Olá pessoal,
A partir de hoje, vamos periodicamente escrever sobre o processo de criação do veículo em diversos setores da equipe. Vamos começar com a minha área que é o Design.
Falando nisso, o que é design para você? Porque com certeza você já ouviu falar em design, mas poucos sabem o que realmente significa e ficam usando em tudo (cake designer, hair designer...)
O Design (no nosso caso, falaremos do design de produto) é o elo entre a arte e a engenharia. É responsavel por projetar produtos com funcionalidade (na grande maioria dos casos) e estética. É um dever do design despertar algum sentimento nas pessoas em relação ao produto. Fazer com que você tenha alguma reação quando olha para um carro, por exemplo, e diz: “eu quero esse!”. Quase ninguém compra um carro só pelas suas funcionalidades. Muitos compram porque gostam da sua forma e o acham bonito.
Vamos falar aqui basicamente como chegamos a um resultado na forma do veículo elétrico de competição, seguindo algumas etapas:
Recebemos a tarefa de criar a forma do carro de competição elétrico, da maratona de eficiência energética.
Legal! Mas como vamos fazer isso?
O primeiro passo foi tentar entender melhor a missão que nos foi dada, procurando saber como era um veículo elétrico de competição. Feito isso realizamos um estudo preliminar: buscamos referências de carros já produzidos por outras equipes do ano passado, para ter uma ideia de como era um carro elétrico de competição. E tentamos observar os melhores colocados e suas relações aerodinâmicas e acabamento.
Feito isso, passamos para a etapa mais divertida (na minha opinião) que é o brainstorming (tempestade de ideias): desenhar, desenhar e desenhar! Fizemos vários sketches (esboços) do nosso possível primeiro carro de competição.
Sketches no período de brainstroming feitos pelo Muryel e Cauã.
Com algumas ideias de formas na cabeça, procuramos nos adequar a realidade: verificamos o regulamento da competição, estudamos a ergonomia do piloto acomodado no veículo, e chegamos em uma pré-forma para o nosso carro.
Com o sketch definido, partimos para a “materialização do carro”. Iniciamos, então, o processo de modelagem virtual 3D, para corrigirmos alguns detalhes e verificar se há algo de errado no conceito do veículo. Para ajudar nessa etapa, fizemos dois modelos de plastilina (massinha!) para facilitar o desenho nos programas de computador que utilizamos.
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Thiago brincando de massinha |
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As duas opções modeladas |
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Voilá! |
Depois da brincadeira de massinha, modelamos virtualmente os carros em 3D (esse não podemos mostrar ainda! Aguardem...rs), para escolher um veículo final e ajustar o modelo, conforme as peças da galera de mecânica. Depois disso, vamos ter o arquivo final completo e aí imprimimos seções do carro em tamanho real para criarmos os moldes da carroceria do veículo.
É isso aí pessoal. No próximo post de Design, vamos falar sobre a ergonomia do carro, e como a ergonomia foi importante para chegarmos a um resultado final.
Abraços!
Paulo Cesar Ferreira – Diretoria de Design
Interessante a apresentação de design. É válido a iniciativa de buscar as idéias úteis de carros que deram certo e acrescentar a criatividade e o toque pessoal do grupo. Espero que vocês tenham sucesso e consigam se desenvolver profissionalmente com essa nova experiência!
ResponderExcluirLeticia.