quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aviso aos interessados na Equipe Sparta Veículos Elétricos UFRJ


A todos que acompanham o desenvolvimento da Equipe Sparta,

primeiramente, agradecemos pelo apoio, curiosidade, interação e torcida dedicados aos nossos projetos de veículos elétricos e disseminação de conhecimentos, notícias e tendências envolvendo sustentabilidade, energias renováveis e tecnologia automotiva. Também somos gratos aos nossos patrocinadores: Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, berço do projeto do Veículo Utilitário; Radix Engenharia e Software, Holos Brasil, Igus e Amiga Digital, também nos apoiando desde o início e, mais recentemente, a GE, através do Centro de Pesquisas Global que está se instalando no Parque Tecnológico da UFRJ. Sempre nos sentimos muito queridos ao longo destes dois anos e meio e alguns números provam isso facilmente:

  • 298 seguidores da nossa página no Facebook, com alcance máximo superior a 7 mil pessoas;
  • Acessos ao blog a partir de 9 países, com mais de 4 mil visualizações da postagem "Como fazer seu próprio carro elétrico - BATERIAS" e um excelente feedback;
  • Convite e participação em mais de 20 eventos, entre palestras, competições e exposições. Destaque para a VoltXpedition, Rio Oil&Gas e Shell Eco-marathon Americas;
  • Arrecadação em patrocínios superior a R$ 60.000,00.

Todavia, o contexto nos força a suspender as atividades por tempo indeterminado. Após a Shell Eco-marathon Americas 2012 (março de 2012), muitos membros completaram - com louvor - seus ciclos de participação nos projetos e desde então temos passado por grandes dificuldades em reunir e transmitir conhecimento a um novo time. Tentamos processos seletivos, convites individuais e suspendemos o projeto de competição, de forma que pudéssemos focar no veículo utilitário da Cidade Universitária e, com isso, ter maior flexibilidade, esmero e tempo para pesquisas. Ainda assim, não logramos êxito na formação de um novo time.

Anunciamos, portanto, que as atividades da Equipe Sparta Veículos Elétricos estão suspensas por tempo indeterminado, o que inclui o projeto do veículo utilitário, projetos de novos veículos de competição, exposições e atualização dos meios de comunicação da Equipe, que hoje é feita predominantemente através da nossa página no Facebook.

Os membros remanescentes, os professores orientadores e as demais equipes de competição da UFRJ continuarão a trabalhar para restabelecer a Sparta e, tão breve quanto possível, esperamos anunciar o retorno das atividades.

Atenciosamente,

Luiz Fernando V. Dias
Raphael F. Miranda
Fundadores da Equipe Sparta Veículos Elétricos UFRJ