quarta-feira, 14 de março de 2012

Preparativos para a Shell Eco Marathon Americas – em Houston, USA


É isso mesmo. Depois da Maratona Universitária da Eficiência Energética de São Paulo em outubro de 2011 e uma série de eventos importantes como a Voltxpedition Rio, entrevistas, OTC Brasil, publicação em jornal, visita da GE e uma renovada em seus membros e objetivos, a Equipe Sparta da UFRJ participará de mais uma competição, dessa vez a nível internacional, com times de toda a América.


Seguindo um regulamento mais complexo que da Maratona de Eficiência de SP, a Shell Eco Marathon é mais uma conquista inédita da Sparta VE. Será mais uma vez a primeira equipe carioca a disputar a competição, entre os próximos dias 29 de março e 1º de abril e contará com outras 112 equipes (USA, Canadá, México e BraSil), 27 protótipos elétricos. Representar o Rio de Janeiro, a Engenharia da UFRJ e nossos patrocinadores na terra do Tio Sam será uma honra para a equipe.

A grande mudança será a forma de avaliação de eficiência. Vencerá a prova principal o carro que percorrer a mesma distância – dez voltas, cerca de 9,7 km – com um menor consumo de bateria a uma velocidade mínima de 15 mph (aprox. 25 km/h). Ou seja, as equipes são livres definir todo seu sistema, inclusive as baterias.

Novo projeto, novas restrições e novas necessidades, o nosso antigo carro Alpha mudou bastante, a começar pelo novo nome: Beta. A carroceria foi reforçada com novas camadas de fibra de Carbono para ganhar mais resistência e a capa de entrada foi modificada para facilitar o seu encaixe, assim como a saída do piloto.

Na Mecânica, o sistema de aceleração foi alterado por um parecido com o das motos. Os sistemas de freio e transmissão foram aperfeiçoados. O santo Antônio foi estendido e também temos uma roda traseira maior. A direção se manteve a mesma, por manete, com reforço de molas que facilitam a condução do veículo que, junto com as outras alterações, se tornou muito mais confortável, com movimentos mais naturais, melhorando sua segurança e dirigibilidade.

Para a Elétrica, foi adquirido um novo motor, seguindo a mesma filosofia dos “hubs”, isto é, eliminar a transmissão instalando o motor diretamente na roda, com maior potência e tensão de funcionamento (36 V, comparados contra os 24 V da Maratona em 2011). Outras mudanças nesta parte foram a remodelagem do sistema de emergência e proteção contra curtos-circuitos.

Os prêmios dessa competição são variados. Além das tradicionais categorias solar, diesel, gasolina e elétricos, também seremos avaliados pelo design, eco-design, pela segurança e até pelo espírito de equipe na competição.

Com o novo carro quase pronto a Sparta VE se prepara para embarcar. Estamos na fase final de testes, terminando de construir a caixa para o embarque do carro, fazendo as últimas modificações e fechando passagens, vistos, etc.

Parabéns Shell pela iniciativa! Estamos ansiosos para a troca de experiências! Houston here we go!!

Até mais,

Gabriel Nocito